Search for
Login | Username Password Forgot? | Email: | Create Account
Non English | Entries: 437 | Views: 662 | Modified: 1 year ago | | Add to My Feeds
Report

Os alimentos têm diferentes índices glicémicos, mas não existe uma regra que diga que todos os alimentos com baixos índices glicémicos são bons para a saúde. Conheça os factores que determinam o índice glicémico, para poder identificar os alimentos que fazem parte do grupo dos elevados ou dos baixos.

As dietas ricas em alimentos com elevado índice glicémico, que aumentam mais os níveis de açúcar no sangue, podem aumentar o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e excesso de peso.

Os estudos com alimentos com baixo índice glicémico mostraram que estes ajudam a controlar a diabetes tipo 2 e ajudam a perder peso. No entanto, existem outros estudos que não relacionam o excesso de peso com o índice glicémico. Isto significa que o verdadeiro valor e impacto do índice glicémico continua por descobrir totalmente.

Entretanto, sabe-se que comer alimentos naturais, como frutas, feijões e vegetais (todos com baixos índices glicémicos) é sem dúvida bom para muitos aspectos da nossa saúde.

Um dos factores mais importantes que determina o índice glicémico é o quão processado foi, no seu fabrico, o alimento que nos chega à mesa. Todo o processamento que é feito nas fábricas remove quase todas as vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a saúde, fazendo com que os alimentos apresentem uma qualidade inferior para o nosso organismo.

Não é possível utilizar o índice glicémico para determinar a escolha das dietas, porque existem muitos alimentos com baixos níveis glicémicos que não são bons para a saúde. É o caso das batatas, que são reconhecidas como um carboidrato complexo, mas têm um elevado indica glicémico.

No entanto, pode utilizar esta regra como guia para os alimentos mais saudáveis.

Sempre que possível, substitua os grãos altamente processados de cereais e açucares por alimentos integrais, com mínimo processamento possível entre o produtor e sua mesa de refeições.


More from Ganhar Peso

Vitamina A 09 Jan 12
Vitaminas 09 Jan 10
Como ganhar peso 09 Jan 7

^ Back To Top